Como comecei na PoolTogether
Entrevista da comunidade PoolTogether #5: Chippi.eth, um dos grandes contribuidores da comunidade em português
Hey Poolers,
Bem-vindos à 4ª edição especial da Entrevista da Comunidade PoolTogether em Português.
Essa edição é muito especial por dois grandes motivos:
O primeiro é a PoolTogether na rede Avalanche!
Agora você pode participar da Pool na Avalanche! Ontem (21 de dezembro) foram finalizados os últimos acertos para o lançamento. Além disso, houve uma série de atualizações no protocolo e uma atualização da interface do usuário. Leia o artigo de Brendan no fórum de governança para saber sobre isso.
Falaremos mais sobre isso na próxima edição da nossa NewsLetter. Então, se você ainda não se inscreveu, é só adicionar o seu email aqui embaixo. Se você já é inscrito, indique esta newsletter para seus amigos!
O segundo grande motivo é que esta newsletter traz o nosso primeiro conteúdo original em Português: uma entrevista com um dos grandes contribuidores da comunidade PoolTogether em Português.
Sem exagero, começamos com o pé direito! O nosso entrevistado de hoje é Chippi.eth.
Ele é muito engajado nas comunidades de que participa, e na nossa comunidade não é diferente. Embora Chippi.eth esteja há pouco tempo na comunidade, está entregando muita coisa. Ele está envolvido diretamente na criação, tradução e revisão da nossa Newsletter em Portugues no substack, tradução e revisão da PoolTogether Brasil no Medium, dá suporte principalmente no canal #portugues no Discord e ensina sobre a PoolTogether em outras comunidades. Recentemente ele participou de uma live da Bankless Brasil DAO, ensinando como depositar na pool USDC da versão 4
Conte-nos um pouco sobre você. Descreva-se em poucas palavras/fatos:
Olá! Eu sou uma pessoa muito curiosa que gosta de tecnologia e de finanças, embora minha área de formação e atuação profissional sejam completamente diferentes disso. 😅
Tenho interesses bastante diversificados, gosto muito de viajar, de ler e de fazer atividades ao ar livre. Definitivamente sou uma pessoa do dia; não tenho problema nenhum para acordar (muito) cedo e é um grande sacrifício para mim ficar acordado até tarde. 🤷♂️
Há quanto tempo você usa cripto?
A primeira vez que comprei cripto, por influência de um grande amigo, foi em 2017. Mas eu reconheço que não fazia ideia do que realmente estava fazendo naquela época. Como eu não tinha um conhecimento profundo nem uma convicção sobre o que era ou como funcionavam as criptomoedas, eu acabei entrando e saindo desse mundo algumas vezes até decidir me dedicar, em 2019, a entender o que eu estava fazendo.
Foi em 2019 que entendi o que é Ethereum e no final daquele ano comecei a mergulhar no universo das Finanças Descentralizadas.
Pode nos contar sobre as principais lições que aprendeu desde então?
Aprendi que há muita inovação por todo lado no mundo cripto, o que torna impossível tentar acompanhar tudo. Sem exagero, pode ser uma tarefa exaustiva e frustrante tentar saber tudo que está acontecendo em cripto. Então eu filtro aquilo que me interessa e tento acompanhar só algumas coisas, sabendo que não há problemas algum em perder alguma oportunidade eventualmente. Afinal, em cripto, novas oportunidades surgem praticamente toda semana.
Bem, com isso, acredito que uma grande lição é que nunca é tarde para se entrar neste mundo e que sempre há muito a se aprender.
Qual o seu melhor momento em cripto?
É inevitável não pensar na parte financeira quando penso no melhor momento… Afinal, alguns projetos em que investi acabaram dando um retorno melhor do que as minhas expectativas mais otimistas, o que foi muito bom. Mas ultimamente tem ficado cada vez mais claro para mim que o meu melhor momento foi quando comecei a me engajar com a comunidade.
Quem está em cripto apenas pela parte financeira tem que ter um controle emocional muito grande para aguentar a montanha-russa de emoções pelas quais o mercado passa em curtos períodos de tempo. Por outro lado, a comunidade sempre está por aqui!
Há alguns meses, quando entrei de cabeça nas comunidades brasileiras da PoolTogether e da BanklessBR considero que encontrei o meu lugar! As pessoas são muito receptivas e estão sempre prontas a ajudar. Por isso acredito que o meu melhor momento em cripto foi quando entrei nessas comunidades, o que ampliou muito o meu horizonte em relação a cripto.
E sua maior falha?
Com certeza foi não ter me dedicado a aprender e entender o que era cripto lá em 2017, quando comprei minha primeira fração de Bitcoin. A segunda maior falha foi ter demorado demais para me engajar com alguma comunidade, como a que temos aqui na PoolTogether no Brasil.
Como você descobriu o PoolTogether?
Conheci na PoolTogether no final de 2019, assistindo a um vídeo no YouTube sobre DeFi. Lembro que a proposta de poupar dinheiro e ainda concorrer a prêmios enquanto fazia isso me chamou muito a atenção.
A facilidade de uso da plataforma me conquistou quando eu entrei no site. Era bastante diferente de tudo o que eu tinha usado até aquele momento nesse universo DeFi, que normalmente parece não ser pensado para o usuário iniciante.
O que o fez ficar por aqui?
As pessoas da comunidade, certamente. A interação com o Gustavo e com o Pedro, em especial. Ainda formamos uma comunidade muito pequena aqui no Brasil e acho que isso nos deixa muito unidos. Sempre tem alguém disposto a ajudar ou a esclarecer alguma dúvida.
Como você está envolvido com a comunidade? Conte-nos sobre isso.
Eu comecei a fazer revisão de textos publicados no Medium, em seguida passei a traduzir textos para serem publicados na newsletter em português, que criamos há poucas semanas. Além disso, também contribuo com o que consigo na nossa comunidade do Discord e tento auxiliar novos membros a entender o funcionamento da PoolTogether. Mas acredito que o mais importante que tenho feito é tentar mostrar a PoolTogether para as pessoas das demais comunidades de que participo. Fiquei muito feliz com a recepção da live que fizemos na semana passada, em que tive a oportunidade de explicar para as pessoas o que é a PoolTogether e como os usuários podem interagir com ela.
Você recomendaria PoolTogether para outras pessoas? Como você descreveria para eles?
Certamente! É a minha primeira recomendação para os novatos em cripto. A Pooltogether é uma das poucas plataformas que indico sem ressalvas, já que não há letras miúdas ou detalhes complexos para entender. É só entrar no aplicativo, depositar e esperar pelos prêmios.
Você está envolvido em algum outro projeto ou comunidade?
Atualmente me dedico bastante à Bankless Brasil, atuando em várias frentes, mas principalmente com publicação de artigos na newsletter e na recepção de novos membros. Há pouco tempo também passei a me engajar um pouco mais com um projeto chamado Good Morning News, que é uma plataforma descentralizada de notícias.
De forma geral, eu tento usar todos os novos protocolos que surgem em cripto, afinal os pioneiros costumam ser bem recompensados!
Parceiraço! Pau pra toda-obra! Não sei como arruma tempo pra se dedicar à aquilo que acredita. Rs.