

Discover more from PoolTogether PT
Como eu me envolvi com a comunidade PoolTogether em 2021
Entrevista nº4 da comunidade PoolTogether: Thumbs Up Finance
Tradução do artigo How I Got Involved with the PoolTogether Community in 2021, de autoria de Smart Investor, publicado originalmente em PoolTogether Community.
Tradutor: Diego_EtherAddict
Revisor: Gustavo Barros
Olá, comunidade PoolTogether,
Não sei qual é a sua impressão, mas para mim a sensação é de que 2021 passou como um foguete! Enquanto isso, a versão 4 da PoolTogether continua a fazer novos vencedores diariamente. Pessoas que não ganhavam há muito tempo, ou que nunca tinham ganhado na versão anterior, já foram premiadas desde o lançamento da v4. Junte-se a elas!
Hoje, compartilharemos com vocês uma entrevista com um dos nossos premiados membros da comunidade: Thumbs Up Finance. Ele é um escritor, sem formação técnica ou experiência em cripto, que conheceu a PoolTogether apenas neste ano.
Uma curiosidade: o Thumbs Up Finance é canadense e fala muito bem português.
Como a história dele mostra, é muito fácil de começar com a PoolTogether. Além disso, as habilidades de todos são úteis na Comunidade PoolTogether — que, na verdade, administra a própria PoolTogether!
Então, aproveite esta entrevista com o Thumbs Up Finance!
Conte-nos um pouco sobre você. Descreva-se em poucas palavras/fatos:
Eu sou um grande nerd :). Eu leio tudo que posso sobre assuntos que surgem aleatoriamente em minha cabeça, e às vezes eu percebo que passei horas estudando algo que nunca precisarei saber.
Você é bastante ativo no canal #português da PT no Discord. Como você aprendeu Português?
Em 2017 eu fui para o Brasil para uma viagem a trabalho. Antes disso eu sempre quis visitar e, imediatamente, amei o país. Mas houve muitas vezes em que eu não conseguia me comunicar com as pessoas. Elas não falavam inglês e eu não falava português. Eu amo aprender e eu amo línguas então decidi aprender português antes de voltar no próximo ano ao Brasil. Fiz mais de um ano de cursos: uma aula de 3 horas por semana, cada semana durante 56 semanas. Eu também usei o aplicativo Rosetta Stone. Nas minhas próximas viagens para o Brasil foram muito melhores. Visitei várias cidades de São Paulo e de Minas Gerais. Encontrei amigos com quem ainda sou muito íntimo. Eu tento praticar o máximo possível, mas eu preciso voltar para o Brasil.
Quero ver meus amigos, sentir o sol brasileiro na minha cara e comer comidas deliciosas novamente.
Há quanto tempo você usa cripto?
No início de 2021, quando comecei minha conta no Twitter, eu não tinha nenhuma criptomoeda. Naquela época, o Bitcoin estava constantemente no noticiário, Elon Musk estava bombando, e o Canadá estava se preparando para lançar seus ETFs, então comecei a aprender sobre cripto. Como sempre, desci pela toca do coelho e nunca mais voltei.
Quer nos contar sobre as principais lições que aprendeu desde então?
Você cometerá erros. Tente não ir com muita sede ao pote logo no início. Além disso, Ethereum não é o melhor lugar para começar.
Qual foi o seu melhor momento em cripto?
Conhecer a comunidade PoolTogether.
Isso provavelmente soa como uma resposta pronta, mas eu estou sendo sincero ao dizer isso. O envolvimento com a PoolTogether mudou todo o curso do meu pequeno projeto criativo e me ajudou a desenvolver muitas habilidades, além de um grande público, rapidamente.
E sua maior falha?
Ah, há muitas para contar. Vamos ao erro mais simples e mais frequente que eu cometo: engajar-se com maximalistas no Twitter.
Não. Faça. Isso.
Como você descobriu a PoolTogether?
Na verdade, descobri a PoolTogether antes mesmo de experimentar DeFi. Não me lembro exatamente como fui parar lá, mas fiquei imediatamente obcecado com a ideia. Meu blog era/é sobre finanças pessoais e investimentos, da perspectiva do investidor millennial (leia-se: sobrecarregado com dívidas estudantis), ou como me refiro afetuosamente a nós: peixes pequenos.
Por esse motivo, a ideia de economia com prêmios realmente me atrai. É simultaneamente assimétrico (o que pode ser inestimável para quem não tem uma vantagem inicial) e incentiva a poupança, o que é um primeiro passo importante para a liberdade financeira.
Um pouco depois, vi Leighton (Cusack, cofundador da PoolTogether) no Bankless, e me convenci realmente da ideia e do protocolo em si. Eu me comprometi a escrever sobre isso, mas eu não tinha dinheiro para começar. Com a ajuda da comunidade e dos meus fãs existentes, consegui financiar algum conteúdo inicial e, desde então, tem sido como uma bola de neve rolando ladeira abaixo. Tudo, desde meu público, meu conjunto de habilidades e meus depósitos na PoolTogether, está ficando cada vez maior.
O que fez você ficar por aqui?
Depois que entrei para o Discord, fiquei viciado. Escrevi sobre isso recentemente. A comunidade em torno da PoolTogether em particular tem sido convidativa, prestativa e gentil de uma forma que eu não esperava.
Eu comecei em cripto pelo Twitter, então eu estava acostumado a maximalistas travarem discussões diariamente e, muitas vezes, eu me encontrava no fogo cruzado. A comunidade em torno do PoolTogether é exatamente o oposto e parece genuinamente querer que os outros tenham sucesso, e isso realmente me atrai.
Como você está envolvido na comunidade? Conte-nos sobre isso.
Eu sou um escritor. Eu cheguei aqui querendo experimentar cripto, aprender como isso funcionava e escrever sobre o que tinha aprendido. Ao longo do caminho eu conheci o programa PoolGrants, mas quando me inscrevi pela primeira vez não tinha uma ideia muito clara sobre como funcionava, e como eu só tinha cerca de 100 seguidores no Twitter, não acreditava ser realmente o candidato ideal...
Então, eu coloquei uma meta no meu blog: se eu pudesse arrecadar USD $100, eu colocaria esse dinheiro para experimentar a pool de USDT na Polygon, recém-lançada. Bem, eu tinha cerca de US $25 naquele momento, quando Leighton soube disso e contribuiu pessoalmente com o restante da meta.
Foi quando escrevi o artigo Polygon Pool Party. O post que basicamente me ensinou como editar vídeo, como trabalhar com vetores no Affinity Photo e como fazer várias coisas em DeFi. Até aquele ponto, eu tinha feito muito pouco, e principalmente apenas desperdiçado ETH pagando taxas de transação.
Aquela postagem recebeu um feedback muito positivo tanto do meu novo público no Twitter quanto da comunidade PoolTogether. Recebi meu primeiro apoiador contínuo no meu blog, além de um pequeno punhado de dicas individuais. Eu também me envolvi mais com a PoolTogether e, neste verão, solicitei um patrocínio para financiar várias outras postagens. Meu pedido foi aprovado e agora a maior parte desse conteúdo já foi publicado, e haverá mais em breve.
Você recomendaria PoolTogether para outras pessoas? Como você descreveria para eles?
Recomendaria, e recomendo, a PoolTogether para quase todas as pessoas com quem converso sobre o DeFi. Tendo tido muitas experiências ruins com mineração de liquidez (liquidity mining), incluindo (mas não se limitando a) minha experiência com a Iron Finance. Gosto de direcionar as pessoas para pontos de partida sensatos, e o que é mais fácil do que algo como a PoolTogether? Especialmente com a v4, lançada há pouco tempo!
Gosto de dizer a elas que é como uma conta de poupança que paga seus juros em bilhetes de loteria. Você mantém seu depósito original, mas quanto mais tempo estiver lá, mais chances terá de ganhar. E você pode ganhar muito! Como eu disse acima, as apostas assimétricas podem ter um valor inestimável para investidores de pequena escala, então é muito fácil para a maioria das pessoas com quem converso entender os benefícios.
Você está envolvido em algum outro projeto ou comunidade?
Desde a minha postagem sobre a Celo, envolvi-me um pouco mais com aquela comunidade no Discord. Fiz várias das Jornadas Celo e recebi Celo por isso, que, naturalmente, depositei na PoolTogether. Celo é um projeto muito bacana que não tenta reinventar a roda. É como a Polygon, mas com prioridades diferentes e uma abordagem distinta, focada em stablecoins cripto-colateralizados e staking para participar da governança.
Eu não diria que estou super envolvido com a comunidade Zapper, mas passo bastante tempo no Discord deles e adoro o produto. No futuro, gostaria de encontrar tempo para participar ao vivo das calls da comunidade e fazer um pouco mais no servidor, mas ainda não encontrei tempo. Atualmente, tem sido difícil até mesmo ouvir as calls da PoolTogether, já que geralmente trabalho no meu escritório às sextas-feiras, mas sempre tento ouvir ao menos uma parte delas, quando posso.
Também sou um entusiasta do Index Coop, estou tentando encontrar tempo para me envolver mais por lá. Acredito muito em índices, como ETFs, em meus investimentos no mercado tradicional e adoro a opção de escolher um produto semelhante também com criptomoedas. A equipe do projeto está realmente muito engajada e eu faço tudo que posso para estar envolvido.
Além disso, gostaria de deixar um alô para meus amigos da comunidade Boboshiba NFT. É um pequeno artista tailandês que se dedica a transmitir boas energias. É um canto muito particular da internet onde todo mundo é super gentil e você encontra muitas fotos fofas de cachorros, então, em outras palavras, é o meu tipo de lugar.
Esses são os principais, mas certamente existem comunidades como Gitcoin e Basic Attention Token nas quais eu realmente acredito e estou envolvido no Discord deless. Só não diria que estou muito envolvido.
Esperamos que você tenha gostado dessa entrevista. Nosso objetivo é trazer periodicamente atualizações sobre a PoolTogether e entrevistas com membros da nossa comunidade.
- Algumas informações podem ter sido alteradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
- Alguns termos podem ter sido modificados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.